CANCELADO o concurso do governo do Mato Grosso

O governo de Mato Grosso anunciou o cancelamento do concurso publico estadual para o provimento de 10.086 vagas em 34 cargos, nos níveis fundamental, médio e superior. O concurso tinha 274 mil inscritos distribuídos em 16 cidades pólos. O cancelamento, segundo a Secretaria de Estadual de Administração, ocorre devido a vários problemas de atraso e distribuição das provas, além de um tumulto ocorrido hoje pela manhã, na faculdade UniRondon. As provas no período vespertino não serão mais realizadas.

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Taisir Karim, instituição responsável pela realização do concurso público, vai explicar os motivos do cancelamento. Junto com o secretário de Administração do Estado de Mato Grosso (SAD), Geraldo De Vitto, o reitor atenderá a imprensa hoje, às 15h (horário de Brasília, 14h em Mato Grosso), na sede da secretaria, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Em Cuiabá, na faculdade UniRondon, as provas não chegaram e alguns candidatos não encontraram sala para fazer a prova. Houve início de tumulto e a polícia teve que ser chamada. Em Várzea Grande e Rondonópolis também foram registrado problemas de atraso na entrega das provas e falta de sala aos candidatos.

Nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, os candidatos estão se dirigindo às delegacias para registrar Boletim de Ocorrência.

O governo do Estado de Mato Grosso divulgou que este era considerado o maior concurso público do Brasil em número de vagas oferecidas, e estava sendo auditado pelo livro dos recordes brasileiros, o RankBrasil.

* Do site do terra



SAD afirma que a falta de logística inviabilizou a realização do maior concurso público de Mato Grosso.
Redação site TVCA
O Governo do Estado de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria Estadual de Administração, confirmou por volta das 12h30 o cancelamento oficial do concurso público que estava sendo realizado neste domingo. O cancelamento ocorreu em todo o estado. De acordo com a assessoria, o concurso foi cancelado por problemas de logística. Faltou local para os candidatos fazer as provas. Já em outros locais as provas não chegaram a tempo. O Governo ainda não se pronunciou sobre vazamento de provas, mas vários candidatos, ainda de manhã, tiveram acesso às provas que ainda seriam aplicadas no período da tarde. Outros candidatos tiveram acesso a provas para outros cargos. Os candidatos disseram que receberam essas provas dentro da própria sala onde prestavam o concurso. A imagem abaixo, segundo os candidatos, é de uma prova para gestor governamental que seria realizada no horário da tarde.



Equipes da TV Centro América estiveram presentes neste domingo em vários locais de prova. Teve candidato que por volta das 11h da manhã ainda não tinham recebido a prova. Estão canceladas as provas para todos os cargos, inclusive para policiciais, escrivães e toda a área de segurança pública. As provas da tarde não serão mais realizadas. Todas as informações serão esclarecidas pelo reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Taisir Karim, instituição responsável pela realização do concurso público, e o secretário de Administração do Estado de Mato Grosso (SAD), Geraldo De Vitto, em entrevista coletiva.

Domingo de desespero

O domingo de 22 de novembro é para ser esquecido. Pelo menos para quem resolver fazer o concurso público de Mato Grosso. Os problems na capital e no interior começaram logo cedo. Os candidatos encontraram ônibus lotados e atrasados. Teve candidato que não conseguiu chegar ao local de prova na capital, mesmo saindo muito cedo de casa. Outros ficaram presos no trânsito. Não havia guardas de trânsito nas principais avenidas da capital e nos pontos próximos aos locais de prova para coordenar o tráfego de veículos.





Com a falta de provas em vários locais e faltas de salas para os candidatos, surgiram as primeiras confusões em Cuiabá e no interior. Os casos mais graves aconteceram na Unirondon e Unic, universidades que apenas cederam sua infra-estrutura para a realização das provas. Revoltados os candidatos ameçaram depredar os prédios. Houve até ameaças de agressões.

Por volta das 11h muitos candidatos ainda não tinham recebido as provas. Vários deficientes também não tiveram acesso a transporte especial e ficaram em casa, não conseguiram chegar ao local do concurso.

A Polícia Militar foi chamada para manter a ordem. Um grande número de policiais tiveram trabalho para contornar a situação e acalmar os ânimos dos mais exaltados. Os problemas foram registrados principalmente em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Dezenas de candidatos procuraram a Delegacia de Polícia Civil e Ministéri Público para registrar ocorrência e pedir uma ação do Ministério Público.