Exercícios Aeróbicos contra a Depressão

Segundos pesquisadores americanos a prática de exercícios aeróbicos regulares pode diminuir a depressão pela metade. O estudo, realizado pelo Centro Médico Southwestern, da Universidade do Texas, é o primeiro a avaliar os exercícios como tratamento isolado da depressão, sem associação com medicamentos.




Foram 80 pacientes, acompanhados durante três anos, quando foram selecionados para treinamento aeróbico três ou cinco vezes por semana ou faziam exercícios de alongamento somente. O grupo que praticou exercícios aeróbicos cinco vezes por semana reduziu seus sintomas em 47% após três meses de treinos. O grupo que se exercitava três vezes por semana melhorou seus sintomas em 30%.



A chave do benefício parece estar nos efeitos que o exercício físico de moderado a intenso, feito de maneira continuada por 30 minutos a 35 minutos, exerce sobre o organismo humano. A pesquisa abre espaço para que novas modalidades de tratamento de depressão possam ser estabelecidas, já que muitos pacientes não buscam ajuda por conta do estigma social da doença. As estimativas são de que somente 23% das pessoas que sofrem de depressão recebem atenção adequada.