Encontrei minhas origens em velhos arquivos...










Poesia veiculada na propaganda de homenagem da Caixa Econômica Federal no Dia da Consciência Negra. Linda, linda, linda!




Encontrei minhas origens


Oliveira Silveira (*)





Encontrei minhas origens


Em velhos arquivos


Livros





Encontrei


Em malditos objetos


Troncos e grilhetas





Encontrei minhas origens


No leste


No mar em imundos tumbeiros





Encontrei


Em doces palavras


Cantos





Em furiosos tambores


Ritos





Encontrei minhas origens


Na cor de minha pele


Nos lanhos de minha alma





Em mim


Em minha gente escura


Em meus heróis altivos





Encontrei


Encontrei-as, enfim


Me encontrei.





(*) O professor, poeta e pesquisador gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira foi o idealizador do Dia da Consciência Negra.