O estilo romântico permanece em todos os looks da personagem Amália, da novela Fina Estampa, inclusive nos acessórios.
Outro fator é a preocupação social e ambiental intrínseca no figurino, sobretudo pelo uso de tecidos naturais e aplicações artesanais nos looks.
O figurino – sob orientação de Renaldo Machado e Beth Filipecki – é composto por sobreposições e roupas curtas; eles são extremamente femininos, com predomínio de vestidos e saias de cintura alta rodadas, além de aplicações de rendas e bordados artesanais (tendência para Verão 2012).
O perfil romântico da personagem é refletido não só no vestuário, mas também nos acessórios, como os calçados de estilo Mary Jane e Anabela.
No figurino de Amália há sempre algum padrão floral ou acessório de flor, como os broches e os acessórios de cabelo, os quais, algumas vezes são substituídos por laços, mas sempre com uma feição romântica.
Há também o estilo jovial no figurino da personagem, com referência à década de 80 e 90, composta principalmente com o uso de blusas em comprimento cropped – tendência desde o Inverno 2011 – além das camisas amarradas pouco acima da cintura.
Outro detalhe é a presença de saias com babados ou evasê, vestidos leves com camadas, e shorts curtos de cintura alta. Nos looks há muita mistura de estampa, cuja base em geral é a floral; e mesmo de tecidos como os florais de tecido plano com jeans ou com aplicações artesanais ressaltando o perfil social e ecologicamente correto da personagem.
Segundo o figurinista Renaldo Machado, as roupas de Sophie Charlotte foram feitas artesanalmente, com algodão colorido vindo da Paraíba. E o lado eco da personagem também transparece no uso de florais.
Fonte: Portais da moda